Realmente eu pouco ficava no computador e quando ficava, a última coisa que gostaria de fazer era bolar um post.
Não, não considero o blog como uma obrigação, mas idéias não vem apenas por acaso. Elas são boladas aos poucos.
Se bem que sobre os três jogos eu já tinha uma pequena idéia.
Bom, let's go.
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Continuando a sequência de jogos que merecem um remake, falarei sobre mais uns três jogos, provavelmente conhecidos e os três são da iD Software.
Sim, iD Software. Aquela mesma que criou Quake.
Quake realmente é um ótimo jogo, mas ele merece um remake?
Bem, se merecer, não falarei nesse post.
Let's begin:
Wolfenstein 3d (1992 - PC - Não conto as outras plataformas tirando o SNES que é um jogo "atualizado")
Breve resumo
Wolfenstein 3d dispensa explicações. Provavelmente até boa parte dos new gamers já ouviram falar sobre tal jogo ou até mesmo jogaram.
Muitos dizem erroneamente que o Wolfenstein 3d foi o primeiro jogo FPS (First Person Shooter), mas isso é fato que não.
Então qual foi o primeiro? Bom, muitos dizem que foi Catacomb 3d ou Hovertank 3d. Eu já acredito que foi o Maze War (sim, voltei mais uns 20 anos no tempo).
Mas sendo o primeiro FPS ou não, isso não influencia no fato que o Wolfenstein 3d era simplesmente um jogo fenomenal para sua época.
A história, que hoje já foi mais batida que massa de bolo antes de por no forno, se baseia em um prisioneiro que escapa de um campo de concentração nazista e é mais foda que Chuck Norris.
O cara é tão foda que mata até mesmo Hitler com uma armadura que até hoje não foi desenvolvida.
HITLER!
Ele consegue transformar a história! Hitler se suicidou? Não! B.J. Blazkowicz o matou!
Não acredite nos livros de história. Pura balela!
Além do mais os zumbis nasceram na segunda guerra mundial. Sabia disso?
E B.J. é tão foda que mesmo nunca tendo enfrentado zumbis, ele mata TODOS ELES!
B.J. é o típico cara que você gostaria de ser amigo. Tenha certeza!
Ele mata Hitler de armadura futurística com apenas uma metralhadora e sem proteção!
Por que fazer o remake?
-Segunda guerra mundial é uma história que segue completamente a lei de Lavoisier: nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Então não adianta fugir de jogos com esses temas. Eles são eternos!
-Não há nada melhor que matar nazistas estúpidos.
-O jogo é tão foda que torna o ato de procurar passagens secretas completamente divertido.
PENHA! NEINS FROM MÃNS!
Como deveria ser o remake?
-Claro que gráficos ATUAIS.
-Já se passaram quase 20 anos do lançamento do Wolfenstein 3d, então posso dizer que este merece quase uma modificação total. A iD Software fez isso com o Doom 3, logo pode repetir o mesmo com Wolfenstein 3d.
-Modo cooperativo. Não me interessa se você vai jogar com dois "B.J.s" ou seja lá quem estiver no lugar. Nesse ponto eu ate perdoo o irreal.
-Mesmo esquema de passagens secretas. Nada como ficar feito um louco batendo nas paredes.
-Mapas secretos sem algum sentido (como o mundo Pac-man da versão original) são muito bem vindos. E não estou brincando.
-Por mais rídicula que a história pareça, foi exatamente isso que ajudou na divulgação do Wolfenstein 3d. Apenas permaneçam.
MANEIME!
Chances de sair um remake?
Altíssimas, pra não dizer reais.
Segunda Guerra é um tema totalmente aprovado por muitas pessoas. Wolfenstein ainda tem seu brilho e é conhecido.
É quase uma máquina de fazer dinheiro. Quase como os jogos de Mario!
Até hoje uma história nunca foi tão bem mudada como no Wolfenstein 3d. É simplesmente incrível como a criatividade dos caras é tão grande.
Inclusive está sendo feito um novo jogo de Wolfenstein, o nome é exatamente esse: "Wolfenstein". Mais seco impossível.
Não sei se é um remake, mas parece ser.
Gozarei litros se for.
AAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIII!
Doom II (1994 - PC - assim como o wolfenstein 3d, não conto outras plataformas)
Breve resumo
Se Wolfenstein 3d dispensa explicações, em Doom você nem precisa de história.
É exatamente isso que os Dooms fazem: dispensam história.
Você não está preocupado se é um cara que estava em uma base em marte. Apenas quer matar monstros e mais monstros. E é exatamente essa a graça de Doom.
O motivo de eu escolher o II, é que o II não é nada mais que uma expansão do 1.
Você tem todas as armas do I, os mesmos gráficos, mais inimigos (todos do 1 presentes) e fases diferentes. Daria perfeitamente para colocar o II como uma expansão do I se colocasse todos os mapas do 1 juntos.
E mesmo assim Doom II vendeu mais que entrada pra banheiro "mije diretamente no ralo" no carnaval de Salvador desse ano.
Criatividade é tudo!
Se eu não fosse um gamer, talvez nunca entenderia tanto sucesso.
FFFFUU-... quer dizer... não é tão dificil com IDDQD
Por que fazer um remake?
-É Doom. Precisa de um motivo maior que esse?
-Simplesmente um dos FPS mais divertidos de toda a história.
-Como dito acima: Doom é um jogo tão foda que dispensa história. Inclusive a história dos primeiros Dooms está apenas nos manuais dos mesmos.
Serra elétrica: melhor arma de todos os tempos.
Como deveria ser o remake?
-Gráficos melhores que Doom 3. Apesar de não saber como melhorar aquilo ali.
-Mapas no mesmo estilo de "mate todos que ver na frente".
-Modo cooperativo não é bem vindo, é indispensável.
-Quer ter uma história? Tenha, mas não dê ênfase como em Doom 3.
FFFFUU-... quer dizer... não é tão dificil com IDDQD²
Chances de sair um remake?
Apenas medianas.
Eu sei que Doom é um jogo quase tão conhecido e adorado como os Marios da Nintendo, mas existe um porém nisso tudo.
Uns 4, 5 anos atrás saiu um jogo que já citei umas 3 vezes acima: o Doom 3.
Apesar de levar o "3" no nome, o jogo é do tipo de "vim para ser um remake".
Olha, eu não engoli isso. É quase como se os criadores não soubessem se queriam fazer um remake ou uma continuação.
Independente de qual seja a real intenção, eles falharam em ambos.
Doom 3 erra em tornar a sua história algo necessário. Eu acho que isso deve ser feito em todos os jogos, mas se não conseguiram criar uma história que preste, apenas deixe ela subentendida, ou como nos antigos Dooms: apenas em manuais.
O caso é que Doom 3 não faz isso. Algo como o UT3 erra também forçando uma história fraca e sem graça.
E vem vindo Doom 4 aí. Caso um remake saia no meio desse tempo (ou até ao mesmo tempo), a iD vai perder dinheiro disputando com ela mesma. Não creio que isso seja inteligente.
Não, eu não detesto o D3. É um bom jogo, mas longe de ser como os velhos Dooms. Apenas isso.
Justamente por isso é que digo: um remake pode sair? Pode, mas ainda irá demorar pra isso acontecer.
Uma pena.
Fase final de Doom 2 + IDCLIP. Nunca viu esse cara? Nunca jogou Doom 2.
Série: Commander Keen (1990-1991 - PC)
Breve resumo
Certamente CK não é um jogo tão famoso como os citados acima, mas permanece sendo um game conhecido para quem viveu o início da década de 90, não era mais um bebê e tinha um computador. Ter um computador naquela época é quase como ter um casa própria hoje em dia.
Já assistiu o Fantástico Mundo de Bobby ou leu as tiras de Calvin e Haroldo? Commander Keen é algo BEM parecido no quesito imaginação.
Você não tem a certeza de CK tratar-se de algo real ou da imaginação fértil de uma criança. E é exatamente ISSO a graça do jogo.
Os três primeiros jogos se basearam em uma maneira de escapar do espaço. Isso é meio que deixado de lado no CK4, volta no 5 e 6 e é mudado novamente no Keen Dreams.
De qualquer forma, as aventuras que Keen enfrenta são idéias VISIVELMENTE vindas da cabeça de uma criança. Isso que torna o jogo diferente e inovador. Até mesmo para hoje.
Árvores vivas e preguiçosas
Por que fazer um remake?
-Não é necessário muito investimento para tornar um game que "viaja na imaginação" divertido e legal de se jogar.
-Como dito acima, o tema ainda é considerado "inovador".
-Seria um jogo muito agradável para se jogar em portáteis ou no Nintendo Wii.
Acredite se quiser: esse jogo era um dos mais bem feitos da época
Como deveria ser o remake?
-Plataformas em 2d podem ser muito bem aproveitadas (como visto em Braid pra Xbox 360), mas não garantem sucesso. Um jogo em plataforma 3d, algo como Crash Bandicoot, seria muito mais bem vindo.
-Modo de 2 players!
-Quanto mais viajado, melhor. Não importa se é um pedaço de queijo que salvará o mundo, o que importa é que você acredite que esse pedaço de queijo realmente salvará o mundo.
-Diversão em primeiro lugar. A iD soube fazer bem isso com os CKs antigos. Não tem como errar. Um dos fatos que ajudam muito na diversão é a jogabilidade ser fácil e fluente.
Run, Keen, run!
Chances de sair um remake?
Sinceramente, não sei.
Commander Keen fez muito sucesso no passado, mas no presente é totalmente esquecido.
É um ótimo jogo que poderia aproveitar o controle com sensor de movimento do Wii e seria muito bem vindo no meu PSP e no Nintendo DS.
Claro que poderia sair em um next gen, mas teria que ser muito bem trabalhado e provavelmente seria visto tão bem como o jogo "My Little Poney" de DS é pelos donos de PSP.
O que seria lamentável, mas é essa a realidade.
Será que a iD vai "trair" o perfil de desenvolvedora de "games hardcore"?
Eu espero que sim!
FFFFFUUUUUUUUUUUUUUU-³!!!! Detestava esse robô!
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Aqui termino a parte 2 de "Jogos que merecem um remake".
No próximo post, falarei sobre a sequência do incrível Patapon. A versão em inglês saiu na europa tem pouco tempo e eu pude jogá-la.
Pata Pon Don Chaká!
Apesar de já ter zerado o japonês, não sabia nada da história e só pude conhecê-la agora.
Será que vale mesmo a pena?
Em pouco tempo você descobrirá!
Até breve.
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putz..... tb gozaray litrps com o remake wolf3D, q marcou época qnd passava horas jogando no 386 no DOS... CK tb era classico... tinha em um mega cd com 150 jogos! bons tempos q nao voltam.... DOOM tb acho q deveria voltar as origens, AIM & SHOOT, nao a merda no sentido da historia como fizeram em D3 e Q4!
ResponderExcluirEh parece que o remake ta saindo. Vai ser tao impactante como o original? Jamais, infelizmente!!! E olhe que eu nem sou fa assim do jogo, devo ter vencido uma ou duas fases!!!
ResponderExcluirFFUUUUiiiii!!!!
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