segunda-feira, 2 de março de 2009

Preview: Zeebo, o console brasileiro


Como eu já disse e repeti aqui várias vezes: há alguma coisa que não permite que os criadores de jogos invistam na criatividade.

Há várias razões para isso, na verdade: previsível má aceitação do público, jogo para "poucos", medo de um fracasso...

Já para remakes, há os problemas de "não significa que os jogos que fizeram sucesso antigamente façam sucesso hoje", jogos "ultrapassados", medo de perder fãs...

OK, retire a última coisa que falei acima. Eles não estão nem um pouco preocupados com isso, eles só querem dinheiro.

Olha como as empresas tratam seus fãs

Inclusive esse é um dos obstáculos: jogos criativos e remakes NÃO garantem dinheiro.

Pode falar o que bem quiser, mas infelizmente é um FATO. Fato puro e grosso como suco de uva.

Deu vontade de tomar um

As palavras "remake", "criatividade" e "fracasso" andam juntas no mundo gamer. Não era para ser assim, mas é.

Eu valorizo muito a Nintendo. Ela é uma empresa que não tá nem um pouco preocupada se seus jogos serão aceitos. Mario Party mesmo já chegou na versão 8.

8!

Isso já é mais do que o número de filmes de Freddy Krueger!

Dá pra encher esse box aí com Mario Party

E o incrível é que chegará na versão 200 e os jogos ainda serão mais vendidos que água mineral no deserto.

E olha que a Nintendo pouco inova nos games.

Sim, inova. Indiscutível. Mas não o suficiente para um jogo chegar na sua sétima sequencia (oitavo jogo) e ainda vender como a porra!

Jogue Mario Kart Wii e você não verá mais do que um Mario Kart do SNES com gráficos superiores, um pouquinho a mais de personagens e novas pistas.

E mesmo assim o jogo está lá, sendo vendido pelo precinho camarada de 50 doletas!

50 dolares é MUITO DINHEIRO!!!

É simplesmente INCRÍVEL!

Praticamente todos os jogos da nintendo são de uma puta qualidade, mas... porra! Eles são repetitivos para caralho! E mesmo assim você joga todo alegre como se fosse uma novidade!

Mas o que isso tem a ver com o Zeebo, o videogame brasileiro?

É simples: Zeebo já chegou como se fosse um Wii brasileiro.

Não exatamente como isso aí, mas tudo bem

Controle com acelerômetro, relativamente barato (comparando com os consoles next gen) e jogos com uma qualidade gráfica discutível (comparando com os consoles next gen²).

Para quem não sabe, um acelerômetro mede a aceleração de algo. Ou seja: se você mexer rapidamente, o acelerômetro considerará a sua mexida e aplicará no jogo.

Sim, algo equivalente ao wiimote.

Porém o Zeebo provou que, apesar de investir em "conhecidos", resolveu também mostrar que seu ponto mais forte não é o gráfico.

Do que eu estou falando? O pessoal da Tec Toy lançou um vídeo sobre um jogo que vai aproveitar desse acelerômetro, o "Zeebo Extreme".

O jogo traz várias modalidades de esportes radicais, mas o que mais chamou atenção foi um jogo de carrinho de rolimã.

WOW!

CARRINHO DE ROLIMÃ!

E olhe que estou falando emocionado assim porque eu NUNCA andei com um carrinho de rolimã. Imagine se tivesse andado.

Convenhamos que um jogo em que você joga com CARRINHOS DE ROLIMÃ é no mínimo criativo.

É justamente por isso que eu acredito no Zeebo.

Eles viram que viver a base de Quake 1 e Crash Nitro Kart 3d não ia ter muito futuro, então passaram a investir em outros jogos. É visto em um dos vídeos do youtube que parece que Resident Evil 3 e Megaman 9 terão versões para o console.

Será? Será?

MEGAMAN 9!

Não sei se você percebeu, mas Megaman 9 é aquele com gráficos de NES que só os malditos donos de Wii podem jogar, porque só foi lançado pra ele!

E o dono do vídeo, pelo que me parece, é o irmão de um dos diretores e desenvolvedores do Zeebo. Então não acho que seja apenas mais um fake.

Mas mesmo assim existem pontos fundamentais que o Zeebo tem que fazer, senão seu destino é virar um novo Dreamcast. Como é um novo Dreamcast? Videogame avançado para sua época com preço bom, marketing ruim e pouco tempo de vida.

Vamos a eles:

Os criadores do Zeebo DEVEM fazer

1- Jogos relativamente famosos são uma boa pedida, mas não são necessários.

Procure os 7 erros dessa imagem

Quando o Zeebo foi anunciado, os 2 jogos que foram apresentados eram Quake 1 e Crash Nitro Kart 3d.

São jogos conhecidos e que fizeram muito sucesso no passado.

Sim, NO PASSADO. Eles são muito jogados ainda hoje, mas a prova que adaptações perfeitas de jogos antigos não tem muito futuro é o Wolfenstein 3d do GBA.

O Wolfenstein 3d é um ótimo jogo que foi lançado em 92 e é praticamente o vovô dos jogos FPS. Com medo de fazer merda, a iD lançou uma conversão PERFEITA do Wolfenstein 3d do PC pro GBA em 2002.

Prefiro ele em um ultraportátil :D

O jogo foi bem recebido? Sim, pelos fãs incondicionais. Os outros simplesmente criticaram o jogo até o fim.

O motivo? Era uma conversão EXATA a versão PC.

Wolfenstein 3d é um ótimo jogo, mas 10 anos é muito tempo. Como nada foi mudado, o jogo simplesmente já estava desgastado.

Para que jogar algo que você já zerou centenas de milhões de vezes só porque é portátil? Tem que haver algo novo, não é mesmo?

Então eles querem lançar Quake 1 pro Zeebo? Apoio a idéia, mas inovem em alguma coisa. Já sei que vai estar em português brasileiro, mas Quake nem mesmo tem história, po! Qual é a vantagem de jogar com ele traduzido?

Botem algo como um multiplayer melhor, modo cooperativo split screen, gráficos superiores (um pouco ao menos), mas inovem.

Sei que vocês podem fazer isso!

2- Jogos que ninguém nunca fez antes chamam atenção.

Crayon Physics Deluxe. Jogue!

Já começaram bem ao adicionar a corrida de carrinhos de rolimã. É algo novo.

Porém nenhum videogame vive de um jogo só. Então é melhor continuarem inovando.

O Zeebo tem exatamente o perfil de um console que eu espero para jogos inovadores.

Os supostos jogos inovadores não precisam ser tão bem feitos, apenas serem inovadores. Algo como o World of Goo e Crayon Physics Deluxe.

World of Goo. Jogarei em breve.

Não conhece esse jogos? Procure! Eles tem versão PC.

Garanto que rodariam lindamente no Zeebo, justamente pela sua potência limitada.

3- Remakes sempre são agradáveis

O Zeebo provavelmente não tenha a potência para rodar um Quake 4, Doom 3 ou Unreal Tournament 3.

Mas com certeza tem a potência para rodar Quake 1 (mais que provado), Doom 2 e Unreal Tournament Classic.

Sonho meu. Sonho meu...

No entanto, eu me refiro a REMAKES e não adaptações.

Ninguém quer zerar Quake 1, Doom 2 e o modo Campaign do UT Classic mais uma vez e de forma muito mais complicada (jogabilidade), mas certamente muitos querem jogar mapas mais lindos de Quake, novas fases de Doom II e um UT Classic com modificações (pra melhor, é claro).

Ports não serão bem vindos e o histórico dos jogos comprova isso.

Não façam merda!

4- Deve-se investir no multiplayer

Uma coisa que eu reclamo frequentemente é como os produtores atuais simplesmente deixam o multiplayer pra lá.

Patapon mesmo é um ótimo jogo e muitos sites disseram que tal jogo só não teve nota 10 por não ter um multiplayer (o 2 tem, mas no futuro eu falarei mais sobre este).

Multiplayer é algo tão forte que pode tornar um jogo bem peba a um jogo fodasticamente divertido.

Mais uma imagem porca de Split Screen. Na próxima eu ligo o PS2. Juro!

No review passado eu comentei que UT 3 tinha uma história bem ridicula, mas ela era completamente esquecível no modo cooperativo. Você não tava nem aí mais.

Então significa que jogar com um ou mais amigos implica o "salvamento" de muitos jogos se for algo bem feito.

É um remendo, mas é um remendo aceitável.

5- Os gráficos podem ser bastante melhorados.

Não está no site oficial, mas ouvi falar que o Zeebo tem um processador com um clock superior ao PlayStation 2 e uma memória RAM superior a do Wii.

Além do fato que os criadores já disseram que pretendem chegar a algo parecido com o visto em Resident Evil 4 (presumo que o RE4 do PS2, que apesar de não ser grande coisa é bastante bonito).

Comparação de gráficos do RE4 GameCube (primeira imagem) com PS2 (segunda imagem).

Melhorem mesmo! Uma das principais críticas ao Zeebo Extreme é justamente ser "fraquinho" graficamente falando.

Claro que exigir gráficos next gen com um console desse é pedir demais, mas dá pra fazer MUITO melhor sim.

Os criadores do Zeebo NÃO DEVEM fazer

Além de o contrário de tudo citado acima, claro, existem mais coisas:

1- O slot SD ser utilizado apenas para saves.

Eu não comentei sobre o slot SD que o Zeebo tem. Um Wii tem um parecido, mas limitado a 2 GB.

Olha ele ali!

Não sei qual é a função desse slot, mas pelo que ouvi não teria utilidade maior do que saves de jogos.

Olha, o Zeebo tem 1 GB de memória interna. Isso é MUITO pouco.

A menor solução que eles poderiam fazer é utilizar expansores externos. Seja HDs externos ou SDs.

Isso também encheria o cu deles de dinheiro, pois eles poderiam vender jogos originais em caixas, com manual e tudo bonitinho por preços maiores em lojas.

Eu sei que a intenção deles é vender jogos baratos para acabar com a pirataria, mas uma opção a mais não mata ninguém.

Ainda NÃO ESTAMOS na era que a internet é indispensável e isso não vale menos para o Brasil, mesmo tendo uma 3g supostamente ilimitada e de graça embutida no Zeebo.

Como todo console atual, o Zeebo deve ter um Firmware e provavelmente atualizações, correto?

Então apenas permitam que o SD seja utilizado para jogos o mais rápido possível.

2- O multiplayer ser limitado a 2 jogadores

Pelo que vi nos vídeos do Zeebo Extreme já não será assim, mas não custa nada avisar.

Nos PlayStations 1 e 2 poucos jogos botavam uma opção de 3 e/ou 4 players. O motivo era que não existia um suporte padrão e era necessário uma coisa chamada "multitap" para ampliar para 4 jogadores.

O Nintendo 64 foi o primeiro a trazer suporte natural a 4 jogadores (entenda como suporte natural ter 4 entradas de controle) e isso criou novos clássicos, como o 007 dele.

Goldeneye 007 pra Nintendo 64. Saudades...

Desde então tá mais que provado que 2 jogadores não passa de algo "normal".

O caso que o Zeebo sendo apenas "normal", ele não vai vender.

Tem apenas 2 slots pra controle? Lancem um multitap a preço camarada e insistam para que todos os jogos multiplayer tenham suporte a 4 jogadores.

Ou até mesmo mais. Como jogos de futebol com suporte a 8 jogadores!

É perfeitamente possível e não vai sair caro pro usuário. Sem contar o fato que vocês lucrarão bastante!

3- O acelerômetro do controle ser algo indispensável.

Sim, é legal jogar "rebolando" (ui), mas cansa após algum tempo de jogo.

O ideal mesmo é criar alternativas para o jogador, afinal, imagine um jogo de boxe pro Zeebo e que você vai lá se divertir na madrugada.

Você mora em um apartamento e no andar abaixo do seu mora uma idosa de 90 anos que tem 324 gatinhos.

Sim. Uma como essa.

Não será nem um pouco legal acabar com o sossego dessa pobre velhinha e eu falo isso porque sou um sem coração que não pensa nela, mas sim nas reclamações que você vai sofrer dela.

O Wii errou feio nisso e apesar de ser um ótimo console é praticamente impossível jogar algo além do Mario Kart Wii na madrugada.

Limitar o tempo de jogo não é nada bom. As vezes o cara só pode jogar de madrugada. E aí, "comofas"?

Provavelmente o console ficará abandonado em 1 semana e será vendido em 2.

Há algum lucro para os donos da Tec toy nesse processo? Tirando o cara que comprou pra vender em 2 semanas, NÃO!

RÁ! Viu que isso não é bom para vocês, Tec Toy?

Então um "estilo clássico" seria muito mais que bem vindo.

Conclusões e expectativas

Na minha sincera opinião, o futuro do Zeebo está nas mãos apenas da Tec Toy.

É um console até comum, mas traz várias coisas inovadoras como internet 3g e jogos diretamente no HD.

Com jogos de primeira, remakes de conhecidos e bom aproveitamento do acelerômetro só tornando ele necessário quando não tiver jeito mesmo, o Zeebo tem um belíssimo futuro pela frente.

A Tec Toy ia lançar pelo preço de R$ 600, mas em uma discussão no orkut descobri que esse preço parece que será um pouco menor. Chuto em torno algo de R$ 500.

Sem contar que é um console nacional. Não sou um patriota descabido (nossa, fazia tempo que não usava esse termo) que pede para comprar algo só por ser de minha pátria, mas que o Zeebo tem plenas condições de se tornar o "quarto" console. Tem sim!

Os jogos demonstrados são apenas os primeiros e pode-se perceber que ainda há muito o que melhorar neles. O gráfico deve mesmo melhorar e chegar perto do que vemos hoje no Wii.

Se o Zeebo demonstrar mesmo que faz jus a esse "futuro brilhante", pode ter certeza de que irei comprá-lo! Mesmo que precise importar daqui dos states, hehehe.

Então Tec Toy, melhore o seu marketing e não faça besteira que vocês venderão mais Zeebos que "Pense Bem".

Eu tinha um Pense Bem, até que deixei a bateria muito tempo nele e estourou.

Ainda comprarei outro!

...

É, eu não tinha nenhum cuidado com meus brinquedos.

------------------------------------------------------------

Aqui termino esse post.

Eu ia comentar sobre um suposto console que eu espero de muito tempo e apenas sonho com ele, mas o post já está grande demais para isso.

Voltando aos reviews normais, o próximo jogo é Left 4 Dead que meu primo alugou e estou jogando bastante.

Let's hunt zombies!

Se é bom mesmo?

No post dele eu falo!

o/

11 comentários:

  1. quake 2
    get your brain in shape bla bla bla?:A
    http://lh6.ggpht.com/_TfXa3gt0Kow/Saw4U_pyhDI/AAAAAAAAASE/5-P55fjCWAo/QuakeZeebo.jpg

    ResponderExcluir
  2. Porra, o que mais me brochou foram os gráficos, mas dá até vontade de comprar pra prestigiar os caras, claro, só depois de ler algo falando bem dele eauhaeua

    ResponderExcluir
  3. Sobre o videogame, discordo de basicamente tudo que você falou.

    Vou começar falando das limitações técnicas do zeebo que você ainda não deve estar inteirado a respeito:

    1 - Tamanho dos jogos:
    Os maiores jogos de Zeebo terão 40MB, isso é uma determinação da Tec Toy/Qualcomm. Os jogos de tamanho médio tem tamanho limite de 20MB e os pequenos tem tamanho de 10MB.

    40MB é menos espaço do que alguns CDs de música em mp3 de baixa qualidade que tenho aqui ocupam. Isso significa que a maior parte dos jogos de Zeebo não vai poder ter trilha sonora original instrumentada... Como o zeebo funciona baseado em dois microcontroladores ARM11 não acredito que eles vão usar um desses exclusivo para sampling real-time de MIDI (ainda assim não seria suficiente para por o audio na faixa de bitrate de 64kbps, que por sinal é bem baixa).

    Isso implica que as músicas provavelmente vão ser cortadas ou usar emulação midi elementar, os jogos vão ter que ser reescritos para serem compatíveis com o formato do vídeogame (resolução das imagens do jogo alteradas, sons com qualidade alterada, músicas ripadas ou versões midi, etc.).

    Ainda vejo vários lançamentos de jogos que contém diversos recursos de vídeo (RE3), qualidade gráfica muito maior do que o Zeebo pode suportar e material gráfico só com as texturas maior do que o tamanho máximo dos jogos do zeebo (é o caso do PREY), etc.

    2 - Hardware
    O PS2 tem um hardware inferior ao do zeebo na teoria, mas na prática tem uma arquitetura superior. Os dois ARM11 em conjunto conseguem menos MIPS que o PS2 conseguia, já que tinha uma estrutura de aúdio e vídeo exclusiva, coisa que segundo as especificações do zeebo lançadas pela tec toy, ele não tem.

    O zeebo é um videogame atrasado por que quer. A TEC TOY só conseguiria se sair bem nesse projeto se montasse um quadro de pessoal especializado para desenvolvimento de jogos para o console, além de estimular a portagem de jogos atuais internacionais para a plataforma do videogame.

    Com o Hardware que o zeebo tem (que não é ruim) eu conseguiria fazer um console com um aspecto bem promissor, tanto comercialmente quanto tecnologicamente.


    PS:
    Eles não estão nem um pouco preocupados em chamar QUAKE 1 de Quake 2 em todos os vídeos oficiais de demonstração e isso já mostra a seriedade deles....

    E o zeebo ainda não "chegou", como você colocou no começo do tópico, "está para chegar?", talvez nem isso dê pra dizer...

    PS 2:
    "Não sei se você percebeu, mas Megaman 9 é aquele com gráficos de NES que só os malditos donos de Wii podem jogar, porque só foi lançado pra ele!"

    Megaman 9 não é aquele Megaman & Bass lançado pro Super Nintendo? (é o nono jogo da série e eu sempre chamei de Megaman 9).

    Mesmo que não seja, não é a primeira situação em que isso ocorre com a série Megaman. O megaman 8 não é aquele que foi lançado só pra psx, sendo que depois os megaman 9, x, x2 e x3 tiveram lançamento preferencial no Super Nintendo?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ronaldo.

    Rapaz, vou retrucar o que você falou:

    1- Não sabia desse limite estipulado por eles. Se a tectoy quer realmente limitar os jogos para 40 MB será um puro desperdicio. O motivo é simples: mesmo com um hardware bem potente (o que não é o caso do Zeebo) não daria para fazer algo melhor do que visto nos vídeos de Quake. Ou seja: teria um hardware a disposição que não poderia ser utilizado.

    2- Eu sabia que o hardware do Zeebo é inferior ao PS2, por isso que citei que o clock dele é superior, mas para por aí.

    Se deixar o limite do tamanho de arquivos de lado, é possível fazer grandes maravilhas com o Zeebo. Se eles não quiserem, é problema exclusivamente deles.

    Nunca que com 40 MB de arquivo chegaria ao RE4. Nem mesmo com o hardware do PS3 eu vejo isso possível. Então ou eles não tem a menor idéia do que estão fazendo, ou simplesmente não planejaram direito. Volto pelo "não planejaram direito".

    Resposta ao PS: não vou criticar a seriedade deles porque eu ainda não vi o que eles tem a oferecer. Sei que a tec toy é uma empresa séria e ela não vai criar um novo Super Nintendo na praça a venda por R$ 600 ou R$ 500. Se fizer isso, ela vai perder toda a grana que poderia ganhar.

    Quando eu me refiro ao "chegou", eu me refiro ao fato das apresentações e não ao CHEGOU de fato.

    Eles pretendem lançar o VG nesse mês. Se é verdade, eu não sei. Mas parece que foi o anúncio oficial.

    Resposta ao PS2: Não. Eu não sei o nome daquele Megaman do SNES, mas não é o 9 não. O 9 foi lançado para download apenas para usuários de Wii e conta com os gráficos vistos no Nintendinho.

    Dizem que o jogo ficou ótimo. Não joguei para saber.

    O caso do Megaman para PS1 e logo após para o SNES é mais uma mudança de console. O Megaman 9 foi lançado para Wii, mas não tem gráficos de Wii, entendeu? Não sei o motivo disso, mas foi bem recebido e bem criticado nos sites de análises.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Nem sei o que esses caras do zeebo tao fazendo em pensar que poderao concorrer com a microsoft sony e nintendo. Talvez nao pensaram nisso, queriam colocar um produto mais barato no mercado mas esqueceram que video game eh luxuria; to prevendo que o lancamento sera nos camelos e infelizmente nem serao originais!!!

    Mais eu espero que eu esteja errado!!!

    FUUUiiii!!

    ResponderExcluir
  6. Igor, corno, muda a cor do link já clicado de cinza pra outra, cenão eu nunca acho de novo o link de postar comentário :P

    Sobre o zeebra, na página oficial tem um texto engraçado:

    "Previsto para chegar às lojas no próximo ano, o novo console põe fim à pirataria com um revolucionário modelo de comercialização de jogos."

    Põe fim à pirataria, hawuhauhau
    Olha em "Imprensa" no site oficial

    http://www.zeebo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu vi. auhueahaeuheaueahae

    Rapaz, acho que por fim a pirataria depende mais dos brasileiros mesmo. Eu só acredito em fim da pirataria com jogos a R$ 1,99.

    E OLHE LÁ ainda.

    Já pra mudar a cor aí eu que tenho que fazer. Vou dar uma mexida aqui porque cinza tá quase invisível mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo, como é que músicas de jogos de Amiga eram realistas, muitas, longas, e cabiam em um só disquete (880kb)?

    Os MODs (Protracker Modules), ou mais atualmente XM (Extended Modules) podem reproduzir música a partir de WAVs de uma nota só, de acordo com as notas designadas, mudando o tom a cada nota. Isso proporciona músicas incrivelmente pequenas (de 500kb pra bem menos) e melhores que MIDIs (além de não precisar de nenhuma sintetização).

    ResponderExcluir
  9. ah, que isso gente... não sou patriota de carteirinha, mais to botando fé no console!
    Sempre lembrando que algo produzido por aki, sempre podemos enviar algumas criticas e elogios, ajudando sempre a melhorar algo, lembrando tb que o suporte técnico nacional tb é uma mão na roda.....
    Só fiquei chateado agora co o esquema do limite de tamanho nos jogos.... isso sim é um belo chute no saco....

    ResponderExcluir
  10. Um belo chute no saco é o que vocês estão falando de merda e tudo de puta no cconsole Zeebo . Não é só eu por ser um patriota , ainda mais que esse console tem chance de concorrer ... Acordem manés !!! Esse console foi lançado paenas para classe média !!! Se um de vocês são da classe Média , por quê reclamar com o tamanho do preço !? Certamente , vai dizer que não sabia que no início o Playstation 2 era só para classe alta no primeiro lançamento , R$2000,00 e ainda por cima veio apenas 15 jogos , o que o Zeebo também tem chance de renderizar ainda mais neste "Pirastaion2" ... Ou mesmo reclamando , vocês parecem serem classe BAIXO por comprar um "PIRASTATION2" bem roubadíssimo na mão do bandindo , hein !? Se Cuide , ô ceguinhos !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que se o Governo Brasileiro investisse no zeebo pelomenos na parte gráfica a tectoy poderia alcançar o sucesso mundial com poucos investimentos da Empresa e mais um pouco do governo.

    Eu Acho que os Gráficos deveriam vir em Primeiro lugar para alcançar o sucesso.Quen sabe se o Graficoo do zeebo fosse semelhante ao do Xbox ele não se tornaria um sucessor do PS3.

    ResponderExcluir