sexta-feira, 27 de março de 2009

Análise: Steven Spielberg's Boom Blox (2008)


Mais de uma semana sem postagens. Quero me desculpar por ter sumido assim.

O motivo disso tudo é que eu falarei sobre um jogo de Wii e eu NÃO TENHO um Wii (so sad). Por isso queria utilizar o Wii do meu primo para pegar as shots do jogo.

Mas sempre esquecia disso e ia lá apenas pra jogar.

No fim das contas preferi pegar screenshots aleatórias da internet mesmo e fiz o review.

Isso não acontecerá de novo.

Saindo do ponto de "desculpas esfarrapadas", gostaria de dizer que a partir de agora eu falarei sobre o jogo e farei uma análise técnica no final. Presumo que tal análise técnica será de grande utilidade caso alguém tenha dúvida quando quiser comprar o jogo analisado.

Sim, copiei grotescamente essa idéia da IGN. Convenhamos que um resumão no final ajuda bastante em uma análise.

Digam o que acham disso (da idéia e não da cópia grotesca) :D

E pretendo analisar jogos ruins, mas alguns são tão ruins que não dá para fazer análises gigantes sobre os mesmos.

Então separarei entre "análises" e "mini-análises". Pretendo fazer algo como "Primeiras Impressões" também, mas este fica para um futuro mais distante.

Agora chega de enrolação e vamos adiantar o passo.

--------------------------------------------------------------------------

Até há pouco tempo atrás, o máximo que eu tinha jogado no Wii era um Resident Evil 4 Wii Edition e tinha gostado muito, mas o jogo era muito mais difícil que nos consoles (porém bem mais real a jogabilidade).

Depois de jogar vários jogos de Wii e achar a maioria um piece of little shit, meu primo (ele de novo!) falou de um jogo chamado Boom Blox que usaria o esquema de realidade virtual no wii.

Sim, o recurso veio daquele asiático (ou decendente, who cares?) gordo que você viu no youtube.

Provavelmente ele patenteou e ganhou tanto dinheiro que teve um coma alimentício na Wendy's.

Hum... Wendy's... nham

Só em olhar pra essa imagem deu água na boca. Morrerei de infarto com certeza.

Enfim, o Boom Blox nasceu dessa idéia. Parece que a sua sequência, já estimada pra ser lançada em maio desse ano, usará oficialmente um óculos com sensor de movimento para que você apenas mova a cabeça e automaticamente a tela se mova também.

Pretty fun, hum?

Mas o segundo não importa. Ele nem mesmo lançado foi e esse post não é um preview ou coisa parecida.

Boom Blox de cara parece um jogo normal do Wii: gráficos infantis, multiplayer com até 4 jogadores e utiliza o wii mote como se fosse a coisa mais fantástica do mundo.

O jogo é mesmo isso? Sim, é.

LET'S BLOW EVERYTHING!

Boom Blox é o tipo de jogo que você não sabe o que tem que fazer, mas eis que o jogo te apresenta um tutorial para leigos.

Aliás, para mim todo jogo deveria ter tutoriais disponíveis e que NÃO FOSSEM OBRIGATÓRIOS. No game é exatamente isso: você pode seguir um tutorial inteiro como também pode simplesmente pulá-lo e ir direto pra "ação".

Nos tutoriais você aprende que Boom Blox é diferente de tudo que você já jogou desde a sua infância. É diferente porque não dá para criar um game como o Boom Blox sem algum dispositivo que dependa dos seus movimentos.

Um mouse já serve, mas não pensaram nele. Wii Remote é mais "show".

Nos modos você tem lançamento de objetos (que podem variar de uma bola de baseball até uma bomba atômica), "não deixe a torre cair", derrube as peças com pontos, tiro ao alvo, proteja os gems, não deixe tal bicho cair... e por aí vai.

Todo modo tem sua particularidade e devo dizer que alguns chegam a ser irritantes se você tentar conquistar as medalhas de ouro.

Eu achava xerifes estúpidos, mas alguém que comemora uma explosão que ocorre 2 metros atrás de onde ele esteja é retardamento.

Para vencer cada fase do jogo, você precisa ganhar uma medalha. Bronze é o suficiente para avançar, mas ouro é o necessário para que você zere 100%.

Apesar de parecer uma perda de tempo conquistar as medalhas de bronze e prata, já que não zeram o jogo de vez, recomendo que você não se preocupe com as de ouro de início.

Você não vai levar mais do que algumas horas para completar todas as fases e se o jogo já não parecer grande coisa, tentando conquistar tudo ouro é que você vai abandoná-lo de vez.

Então não se preocupe com ouro no início, apenas passe. Caso você adorou o jogo e não consegue viver sem ele, tente conquistar as medalhas de ouro nas fases já vencidas.

Destrua os zumbis para proteger os gatinhos fofos.

O jogo não tem história. Na verdade, em alguns modos, eles explicam uma simples historinha sobre o que vai acontecer, mas tal enredo se baseia em "temos que destruir o inimigo" e no final "vencemos".

Não creio que você vá se interessar pelo roteiro de Boom Blox. Apenas pule ele quando aparecer.

Se a história não é grande coisa, a física torna o jogo awesome.

Eu amo jogos que utilizam bem as leis da física, mesmo que essas leis sejam criadas apenas para aquele jogo. Felizmente esse não é o caso de Boom Blox.

Minha preferência é pelo modo de "não deixe a torre cair".

Você provavelmente já jogou isso na vida real. Lembra aquele jogo que você tirava uma peça, daí o outro tirava outra peça e assim ia até a torre cair? É exatamente isso que tem no game, com a exceção que você usa uma mão elástica para isso.

Justamente por ser uma mão elástica, cria várias situações de "fuu".

A câmera é limitada, então em algumas fases ela é bem afastada. Quanto mais afastada for, mais chance de pegar a peça errada.

E esta peça errada pode ser o suporte principal da torre.

Um movimento errado pode anular todo o seu sacrifício de 20 jogadas "certas".

Mas eu amo isso. Amo mesmo. É quase como você investir em um negócio, ele falir e você perder todo o dinheiro investido e mais um pouco em um tempo record.

Ou em um jogo de corrida com 50 voltas, ser líder da corrida por 49 voltas e meia e perder o controle o suficiente para cair pra último lugar e não conseguir recuperar.

Vai me dizer que você não gosta disso? Todo mundo tem seu lado masoquista, não seja tímido.

Aposto R$ 50 que ele vai morrer esmagado por aquela peça ali.

Mas, brincadeiras a parte, toda essa frustração é convertida em risadas quando você está jogando isso com um amigo.

Desde que não seja você quem faça o movimento errado e nem seja modo cooperativo.

E aliás, não é apenas esse modo que você se revolta. No "não deixe tal bicho cair", você xinga o maldito de tudo quanto é nome. Nomes que sua mãe se assustaria quando visse você jogando Boom Blox.

Indo para outros pontos, o jogo tem um CRIADOR DE FASES!

CRIADOR DE FASES! VAMOS CRIAR XERIFES ESTÚPIDOS!

!!

!!!

!!!!

!!!!!²³²³²³³²³²³³³²³²

Cara, eu sou MUITO FÃ de um criador de fases. Por mais simples e estúpido que ele seja, jogo com criador de fases sobe muito no meu conceito.

E o melhor de tudo: no CRIADOR DE FASES dá pra criar QUALQUER tipo de jogo e é perceptível que os próprios criadores o utilizaram para desenvolver TODAS as fases do jogo.

De início ele é meio complicadinho, mas no próprio jogo tem um tutorialzinho e se você não aprender, desista porque você é muito retardado.

É fácil de montar as peças. Difícil mesmo é acertar as regras, mas quaisquer problemas é só editar uma das fases do tipo que você queira criar.

Sim, dá pra você editar as fases já feitas pro próprio jogo.

Isso não é simplesmente emocionante?

Aquele ali é o macaco louco criança?

Quanto ao modo multiplayer, posso dizer que há muito tempo eu não via um tão bem desenvolvido quanto o Boom Blox.

São muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

...uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

...uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

...

...

...uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas fases a escolha. Se ainda assim não estiver bom pra você, só editar as fases do próprio jogo e botar o suporte a multiplayer nelas.

Se MESMO ASSIM ainda não tiver bom, você pode baixar fases na internet criada por fãs!

E se AINDA ASSIM não estiver legal, você pode criar sua própria fase.

Se mesmo depois disso tudo ainda não estiver bom, vá tomar no cu porque você tá querendo me sacanear.

Vai cair. Vai cair!

Mas sério, no multiplayer dá para jogar todos os modos disponíveis no single e em coop ou competitive. Você vai passar umas boas horas com amigos nesses modos.

AINDA ASSIM você vai querer repetir tais fases com amigos diferentes e/ou mais amigos. Quanto mais gente, mais divertido o jogo fica.

O jogo fica devendo mesmo é uma jogatina online. Apesar de eu não ser mais tão fã de jogar com desconhecidos como era há tempos atrás, tenho que reconhecer que isso ajudaria mais ainda para o jogo não ficar no armário.

Mas concluindo:

Vários jogos lançados pro Wii não merecem estar nesse console.

O Wii foi feito para diversão, seja em single ou multiplayer.

Felizmente nisso o Boom Blox soube aproveitar.

Não importa se você seja um depressivo sem vida social ou mais popular que Britney Spears quando dizia ser virgem. Se você não ligar para gráficos vai se divertir e muito no Boom Blox.

Quer comprar um Wii? Esqueça os mários e os jogos teoricamente ótimos (como Call of Duty V). Invista primeiro no Boom Blox e cada centavo gasto será recompensado.

Claro que se você estiver cagando dinheiro compre até o horripilante jogo de totó pro Wii.

Mas ele fica pra outra ocasião.

And you have failed. Please die.

Avaliação técnica das categorias:

Gráficos: Infantis como a maioria dos jogos do Wii. Não chegam a ser bons, considero como medianos. Estão muito longe do que o Wii teoricamente suportaria, mas também está bem mais avançado do que muitos jogos para o console.
Avaliação: 7,0

Artístico: Não considero o jogo como artístico. É apenas infantil e "engraçadinho".
Avaliação: NA (Não Aplicável)

Diversão: Até mesmo nos modos de jogos mais chatos que você se recusa por um momento a jogar, quando começa a fazer isso não quer mais parar. O jogo com multiplayer fica ainda mais legal, principalmente no modo de puxar peças e não cair a torre.
Avaliação: 9,5

Replay: Mesmo depois de ter zerado, o jogo conta com um modo multiplayer que irá entreter por várias horas e um CRIADOR DE FASES, PORRA!
Avaliação: 9,0

Jogabilidade: Os únicos problemas causados são pelas falhas do Wii Remote que acontecem se você estiver muito perto da barra de sensor. De resto o jogo é de fácil adaptação e em nenhum dos modos você terá problemas para aprender e melhorar.
Avaliação: 9,5

Dificuldade: O jogo é bem fácil mesmo nas últimas fases. Você só terá alguma dificuldade quando estiver aprendendo, coisa que não leva mais do que um modo de jogo para completar (o tutorial é o suficiente). Caso queira deixar o jogo mais difícil, tente ganhar medalha de ouro em todas as fases.
Avaliação: 6,0

Diversidade: CRIADOR DE FASES (!), possibilidade de baixar fases na internet e muitas... MUITAS fases disponíveis no jogo em si. De ruim mesmo é que você tem que completar os levels no modo single para desabilitar várias coisas no criador. Nada que um save baixado da internet não resolva.
Avaliação: 9,0

Som: Algumas músicas são repetitivas e os "grunhidos" dos bichos das fases também, mas não chegam a atrapalhar sua concentração e deixam até o jogo "engraçadinho". Já os sons dos eventos foram bem escolhidos e são empolgantes.
Avaliação: 8,5

Multiplayer: Modo cooperativo e competitivo que dá a possibilidade de jogar todos os modos disponíveis com um ou mais amigos. Com o Criador de Fases dá para criar levels com mais de um jogador. Possibilidade de jogar com um único Wii Remote para 2 ou mais pessoas em fases de turno. Pra ficar melhor só faltou um multiplayer online.
Avaliação: 9,5

Geral: Boom Blox vale a pena de ser jogado em qualquer tipo de ocasião: você tendo um Wii, seu amigo tendo um Wii, você jogar Wii em uma locadora... pode não parecer grande coisa na primeira impressão, mas é estupidamente divertido, multiplayer excepcional e um CRIADOR DE FASES que possibilita expandir sua vida útil de uma forma fascinante.

Com todos esses aspectos, Boom Blox ganha a medalha de bronze com folga.

Avaliação Final: 8,5 / 10 (Muito Bom)



YOU WIN! GOLD!

---------------------------------------------------

The end por agora. Tem vários jogos de Wii que quero analisar, mas farei isso com mais planejamento da próxima vez.

E o próximo jogo que vou analisar é o Unreal Tournament.

Sim, o UT Classic!

FODA!²³²³³²³³³²³³³

Devo admitir que a análise será apenas para dar a primeira medalha de ouro a um jogo.

Ops... essa saiu sem querer.

Mas... até breve!

o/

3 comentários:

  1. Mais um jogo massa que deus sabe quando eu vou jogar =//

    Pelo menos a próxima analise eu vou poder opinar mais \o/


    P.S.: Na terceira imagem, o bichinho vestido de cowboy usa um cinto com o escudo do Botafogo \,,/_

    ResponderExcluir
  2. Boom blox de lenha!!! o/ Aguardo com ansiedade a segunda parte, que tera como brinde,o efeito virtual (como se vc estivesse olhando por uma janela e nao um monitor). Algo ate simples de ser feito mas muito DE LENHA!!!

    FFFUUUUUUUUUUUiiiiiiiii!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pô, Igor... Tú quer me ver falindo mesmo, né? hehe
    Não posso me dar ao luxo de gastar mais com video games e outro dia quase fiz m@#@#$ no ebay, jutamente com o Wii!!

    ---

    Cara, tive um problema com o servidor do meu blog. Então, tive de contratar uma hospedagem própria.

    Então, quero só pedir pra você mudar o endereço que está linkado aqui do vitrine para:
    www.vitrinedasideias.com.

    Valeu!

    ResponderExcluir